top of page

Seja bem-vindo(a) ao I-Noa!

 

Toda a nossa equipe está muito feliz com a sua indicação para participar deste projeto que, além de inovador, vai te proporcionar um montão de conhecimentos bem bacanas a respeito de desenvolvimento social. Estamos todos empenhados em fazer um belo trabalho nos próximos três meses, e precisamos muito que você esteja com pique total, porque será um período de desafios e comprometimento.

 

Bora trabalhar?!?

 

Nosso próximo passo será definir a pauta a ser trabalhada em abril. Lembrando que os temas escolhidos para este primeiro ciclo do projeto são:
 

                 - Obesidade infantil

                 - Incentivo ao Parto Normal

                 - Álcool e Drogas na adolescência

                 - Sexualidade na adolescência

 

Queremos treinar você a dar SUGESTÕES DE PAUTA. É hora de botar a mão na massa!

 

Como um repórter sugere uma pauta? Primeiro, tem que ter uma informação em mãos; segundo, tem que convencer o editor de que o assunto vai render uma boa matéria; terceiro: tem que ser um desafio (senão, não tem graça!)

 

Vamos a alguns EXEMPLOS?

 

1) Fast food: vilão ou aliado?

Estudo feito por universidade de Nova Zelândia mostra que consumo exagerado de batata-frita e hambúrguer pode aumentar o risco de crianças sofrerem com asma, rinite e eczema. Fora isso, matéria aborda os perigos e as vantagens de a criança se alimentar em fast-foods. Podemos falar sobre a obesidade e mostrar números (nunca é demais repetir). Alimentar-se nestes restaurantes, uma ou outra vez, não faz mal. Falar sobre os benefícios de se comer em casa, da refeição feita na hora, da riqueza dos nutrientes deste tipo de alimentação, em comparação com fast-foods. Temos release – podcast Unesp e um cardiologista como fonte.

 

2) . Como preparar a lancheira ideal?
Priorizar a alimentação saudável é essencial em qualquer idade. Por isso, o lanche da escola deve ser escolhido com bastante critério para não reforçar o consumo indevido de gordura, açúcar e demais ingredientes prejudiciais à saúde. Podemos orientar sobre trocas saudáveis: o que colocar na lancheira, em vez de salgadinhos (tipo Elma Chips), bolachas recheadas, bolos industrializados, guloseimas e até mesmo as frituras que as crianças compram nas cantinas. Podemos conseguir dicas de nutricionistas para montar a lancheira durante a semana toda.

 

3) Alimento da vez: abacate
Muita gente ainda não tem coragem de comer a fruta por ela ser gordurosa. Mas é gordura do bem! E pra estimular o apetite das crianças, dá pra fazer receitas salgadas ou doces saudáveis. Amassadinho e temperado, o abacate substitui até a maionese nos lanches. Podemos entrevistar uma nutricionista ou um nutrólogo, ver quais os benefícios desta fruta e como inserir no cardápio da criançada!. 

 

 

Agora é com você! Queremos que prepare uma sugestão de pauta para cada um dos 4 temas do projeto. Essas sugestões serão discutidas em nossa primeira reunião de pauta, que será realizada aqui no Instituto Noa, neste sábado, dia 28 de março, às 15 horas.

 

 

Esperamos você!

 

Equipe I-NOA

 

 

Dica#1: As sugestões de pauta muitas vezes aparecem em consultas na internet. Queremos que você traga as ideias. Juntos, faremos uma elaboração bem legal para que saia em campo. E lembre-se: você terá a orientação de um jornalista profissional. Então, nada de se descabelar! Vai dar tudo certo!

 

Dica#2: Se você não mora em Sorocaba e fica difícil vir para a reunião no próximo sábado, faremos uma consulta separadamente, que pode ser via e-mail ou telefone. Mas fica o convite para que faça uma forcinha para comparecer à reunião, pois será um evento de integração muito importante!

Qualquer dúvida, escreva-nos! Estamos aqui para ajudar no que for preciso. O e-mail é: muitomais@institutonoa.org.br

 

Ah, nossa sede fica na Rua Braz Laino, 305 - Jd. Emilia - Sorocaba (SP), bem pertinho do Parque da Biquinha e do Hospital Oftalmológico (BOS).

bottom of page