Câmara de Itabira oficializa adesão de instituições de ensino ao Programa Escolas do Bem



Na terça-feira, 19, a Câmara Municipal de Itabira realizou a solenidade de entrega do título de “Escolas do Bem” para a Escola Educar, da rede particular, e a Creche Nosso Lar, da rede pública. As duas instituições são as primeiras de Minas Gerais a participar desse projeto inovador, que visa fortalecer as ações de responsabilidade social nas escolas. Criada para inspirar as pessoas, a iniciativa já rendeu bons frutos na capital e em várias cidades do interior do estado de São Paulo.


Durante a sessão, as diretoras e outras representantes das escolas receberam o título das mãos do vereador André Viana, que também é Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal.


“Este é um reconhecimento muito importante, que serve de exemplo não só para as escolas de Itabira, mas de toda a região. A promoção de ações socialmente responsáveis e sustentáveis torna o ambiente escolar cada vez mais modernos. Imbuídos desses valores, as crianças recebem orientações para o exercício pleno de sua cidadania”, festeja o vereador André Viana.

Parcerias com o poder público, aliás, são um dos pilares do Programa Escolas do Bem, um projeto pioneiro, que é coordenado pelo Instituto Noa. Sua fundadora, a jornalista Lucy de Miguel, explica que a principal referência do programa são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que estão diretamente relacionados ao período chamado de Primeira Infância, que vai de zero a seis anos.


“Ao longo do ano letivo, nós encorajamos e oferecemos todo o suporte necessário para que as instituições participantes desenvolvam várias ações, que mobilizem toda a comunidade. Como exemplos bem-sucedidos, podemos citar a Campanha de Reciclagem de Materiais de Escrita – que dá um destino correto ao descarte destes materiais – e a Feira de Troca de Brinquedos, além de um aplicativo gratuito que visa informar os pais sobre temas relacionados ao desenvolvimento infantil”, explica.




Transformando a vida da comunidade


A empolgação é compartilhada pelas diretoras das “Escolas do Bem”, que, desde janeiro deste ano integram essa rede de solidariedade. Luciana Assis, diretora do Centro de Educação Educar, conta que a participação nesse projeto vem ao encontro do compromisso em oferecer uma educação de qualidade.


“Essa é uma parceria que, com certeza, vai durar por muitos anos. Muito nos honra ser a primeira “Escola do Bem” de Minas Gerais. Nossa missão é a de realizar ações que vão impactar positivamente a vida de toda a comunidade, mas que, ao mesmo tempo, protejam as crianças e deem condições para que elas se tornem pessoas felizes e bem-sucedidas”, projeta Luciana.

O programa “Escolas do Bem”, que já beneficiou mais de 20 mil famílias em quatro anos de atuação, promovem uma aproximação das instituições privadas, responsáveis pelo financiamento do projeto, das escolas públicas, para que elas tenham acesso aos mesmos benefícios, em uma primeira ação de responsabilidade social que contribui para a redução das desigualdades, um dos Objetivos norteadores da ONU.


Essa também é uma maneira efetiva de aproximar as duas realidades. Embora possa haver algumas diferenças, o sonho de construir um mundo melhor é o mesmo, como contam a diretora da Creche Nosso Lar, Alzira Guedes Costa e Lima, e a coordenadora, Gleice Aparecida Zeferino.


“Acreditamos que uma educação de qualidade é essencial para que tenhamos um futuro melhor. Juntos e trocando experiências, todos nós dessa rede do bem vamos batalhar para fortalecer a integração entre as crianças, a escola e a família, celebrando o reconhecimento dos trabalhos realizados”, finaliza.

Como se tornar uma Escola do Bem


Você é um gestor de Educação e ficou interessado em conhecer melhor o Programa Escolas do Bem? Todas as informações sobre a participação podem ser obtidas no site do programa (www.escolasdobem.com.br)

© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram