Instituições de ensino de Mairinque serão certificadas como "Escolas do Bem"




Centro Educacional Plenitude é a primeira escola infantil a ser reconhecida pelo compromisso assumido em contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento da ONU na cidade


Como a sociedade civil pode contribuir para o alcance das metas da ONU e melhorar o bem-estar de toda a cidade? Primeiro, conhecendo os indicadores estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Segundo, entendendo qual é o seu papel e como cada um pode contribuir com o município para que os objetivos sejam alcançados plenamente.


Para iniciar este movimento em Mairinque (SP), o Centro Educacional Plenitude assumiu esse compromisso aderindo ao primeiro programa brasileiro de responsabilidade social nas escolas, chamado “Escolas do Bem”, coordenado pelo Instituto Noa.


“Todos nós somos responsáveis e contribuímos de alguma forma para o alcance dos objetivos em uma agenda até 2030. Quando você recicla o lixo, já está contribuindo. A mãe que amamenta seu filho exclusivamente com leite materno até os 6 meses, também. Contribuímos quando vacinamos nossos filhos, quando fazemos uma horta comunitária, quando distribuímos entre os vizinhos os abacates que colhemos em nosso quintal, por exemplo. Há muitas formas, porém a maioria da população não se dá conta. É por isso que ações estruturadas como esta são tão importantes, pois conscientizam a população como um todo, sempre com a ajuda dos veículos de comunicação”, explica Lucy De Miguel, doutora em Ciências da Comunicação e presidente do Instituto Noa.


Ao aderir ao programa “Escolas do Bem”, a instituição particular deve apadrinhar uma escola pública de educação infantil e as duas vão trabalhar conjuntamente em ações em prol do desenvolvimento integral da Primeira Infância (fase que vai até os 6 anos).



Centro Educacional Plenitude irá apadrinhar uma escola pública da cidade, para ambas atuarem como Escolas do Bem


As mantenedoras da escola Plenitude, Silvana Matteucci e Roseli Di Girolamo Raysel, já fizeram o convite à instituição pública que desejam apadrinhar e receberam a visita da secretária de Educação, Rita Sarti, para explicar o funcionamento do programa. Agora estão aguardando a aprovação por parte desta Secretaria para iniciar as ações em nossa cidade.


Como funciona


As ações das “Escolas do Bem” se dividem em três eixos principais:


1. FAMÍLIA: ampliar o conhecimento dos adultos para fortalecer os laços afetivos entre pais e filhos;


2. EDUCADORES: promover qualificação contínua e gratuita para educadores e todos os profissionais que atuam com crianças nas escolas;


3. SOCIEDADE: mobilizar toda a cidade em torno de campanhas que melhoram o bem-estar social e ambiental.


A certificação é concedida pelo Instituto Noa, que sempre compartilha esse reconhecimento às escolas com algum representante do poder público, que pode ser a própria Prefeitura, a Secretaria de Educação ou até a Câmara Municipal.


Escolas particulares que tenham interesse em aderir ao programa devem entrar em contato com o Instituto Noa pelo fone (11) 3368-7702 ou enviar e-mail para eusou@escolasdobem.com.br.

34 visualizações

© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram