Instituto Noa promove fórum online para ajudar escolas a saírem da crise

Atualizado: Jun 22


Ciclo de palestras online irá conscientizar gestores escolares sobre oportunidades de crescimento, mesmo diante de graves dificuldades econômicas

Como driblar a inadimplência no pagamento das mensalidades? O que fazer para manter meu quadro de funcionários? Como evitar a perda de alunos e, principalmente manter minha escola aberta? Tendo como perspectiva um cenário desolador, é natural que os gestores escolares, especialmente na Educação Infantil, estejam vivenciando um período repleto de incertezas. Mas você sabia que, em mesmo em tempos de crise, é possível identificar oportunidades de crescimento?


Para mostrar aos gestores escolares que há sim uma luz no fim do túnel, o Instituto Noa organiza o 1º Fórum sobre Estratégias para uma Gestão Escolar de Sucesso e Transformadora. O evento faz parte do projeto “Responsa na Escola”, será totalmente online e gratuito, e vai promover uma série de painéis com renomados especialistas.

Quem abre este ciclo de webinários é o CEO e co-fundador da Conscious Business Journey e co-fundador do movimento de capitalismo consciente no Brasil, Thomas Eckschmidt. Nesta quinta-feira (18), a partir das 16h, ele vai demonstrar por que fazer o bem não é “somente” um bom negócio, mas o melhor deles.


Serão, ao todo, oito transmissões, cada uma com um convidado diferente. Os eventos serão realizados ao longo das próximas três semanas. A programação detalhada está disponível ao final deste texto.






Fundadora do Instituto Noa, entidade mantenedora do Projeto RESPONSA NA ESCOLA, a jornalista Lucy de Miguel explica que a realização deste fórum reafirma o compromisso da organização em promover a responsabilidade social como um dos pilares de uma gestão escolar transformadora.


“A sabedoria popular diz que, ao longo da vida, todos nós colhemos o que plantamos. Este ditado não poderia ser mais adequado ao momento tão peculiar que todos nós estamos enfrentando. Na prática, principalmente quem está à frente de uma escola de educação privada, se vê diante da necessidade de repensar o seu modelo de gestão. Essa transformação se tornou uma condição essencial para a continuidade do negócio”, analisa.


Em outras palavras, Lucy lembra que é importante que o gestor escolar se dê conta de que a sua instituição faz parte de uma comunidade e passe a realizar ações do portão para fora, fortalecendo a parceria com os diversos públicos com os quais a escola se relaciona. E assim, promova um crescimento para todos, através da colaboração e ajuda mútua.


“Essa é uma maneira de ‘fincar raízes’ mais sólidas, que mesmo as mais fortes ventanias não são capazes de destruir. Analogias à parte, a responsabilidade social sensibiliza os pais, fortalece a imagem da escola perante a comunidade e o mais importante, transmite aos pequenos cidadãos, por meio do exemplo, valores e ideais que eles carregarão para a vida inteira. E o gestor é uma figura essencial para que isso seja possível”, entusiasma-se.

Outros temas


A importância de fazer o bem como ponto de impulso para o crescimento do seu negócio será o ponto de partida para outras reflexões, que serão propostas aos participantes do 1º Fórum sobre Estratégias para uma Gestão Escolar de Sucesso e Transformadora.


Nesse contexto, uma das palestras vai discutir, por exemplo, a importância de construir uma relação duradoura com os pais, que vai muito além da matrícula. Além disso, outra palestra propõe a se identificar o verdadeiro propósito da educação.

Veja a programação completa:

18/06/2020 (quinta, 16h) – Fazer o bem não é um bom negócio: é o melhor negócio.

Thomas Eckschmidt, CEO e co-fundador da Conscious Business Journey e co-fundador do movimento de capitalismo consciente no Brasil


23/06/2020 (terça, 17h) – Encontre o verdadeiro sentido da educação e mude o mundo Kiko Kislansky, empreendedor consciente e "Propositologista" . Fundador da Cazulo: Academia do Propósito. Autor do livro "Muita Alma Nessa Hora"

24/06/2020 (quarta, 17h) – Sua escola vende matrícula? Que tal transformar pessoas? Fred Alecrim, escritor, consultor e palestrante. Co-autor do livro "Pare de Vender Assim", Sua causa profissional é ajudar a construir um ambiente de negócios mais humano.


25/06/2020 (quinta, 17h) – Não declare o fim das estrelas. O céu está apenas nublado. MAURÍCIO MEZALIRA, consultor financeiro pelo Sebrae, responsável pela área de fomento a crédito para pequenos negócios.


29/06/2020 (segunda, 17h) – Além da matrícula: a importância de construir uma relação duradoura de valor

Victor Olszenski e Claudia Bouman são sócios na Percepta Marketing e Comportamento. Atuam com reputação de empresas, marketing estratégico e experiência de clientes. Com vivência em vários segmentos, inclusive na Educação.


01/07/2020 (quarta, 17h) – Em tempos de incertezas, é essencial olhar para dentro.

RAÍSSA KILL, gestora de projetos do SEBRAE SP, com foco em pequenos negócios. Ministrante de cursos e palestras sobre Inteligência Emocional, Design Thinking e outros temas.

02/07/2020 (quinta, 17h) – Responsabilidade Social vem acompanhada de atitude e compromisso

Lylian Brandão tem mais de 25 anos de experiência em marketing e comunicação, liderando projetos de Gestão da Reputação e Sustentabilidade no Brasil e Latam. Nos últimos 5 anos vem atuando como diretora geral da Merco Brasil.

09/07/2020 (quinta, 17h) – E se trocássemos "Missão, Visão, Valores" por "Freire, Piaget e Vygotsky"?

Miguel Thompson é Biólogo, mestre e doutor em Oceanografia (USP), presidente do Conselho Editorial da Revista Educação e Diretor Acadêmico da Fundação Santillana.

Quem pode participar?

O fórum é destinado a gestores, mantenedores ou administradores de escolas particulares. As capacitações são inteiramente online e gratuitas, subsidiadas pelo Instituto Noa.

Para fazer a sua inscrição, clique em https://www.responsanaescola.com.br/forum




Sobre o Instituto Noa

A organização sem fins lucrativos foi fundada em 2014 pela jornalista e empreendedora social Lucy De Miguel, que sempre teve seus negócios pensados em promover uma transformação da sociedade, baseada na ampliação do conhecimento. Com sede em São Paulo, coordena o programa Escolas do Bem e a plataforma de educação Meus Cursos Livres, projetos desenvolvidos em parceria com escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Veja mais no site do Instituto Noa.

0 visualização

© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram