top of page

Programa Escolas do Bem expande sua atuação em SP pelo desenvolvimento pleno da primeira infância


Primeiro programa de responsabilidade social nas escolas, mobiliza instituições de ensino públicas e privadas, incentivando-as a contribuir para o alcance das metas de desenvolvimento sustentável da ONU e pelo desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos.





Em seu quarto ano de atividade no interior paulista, o Programa Escolas do Bem está expandindo sua atuação por todo o estado de São Paulo. Desde o início de março, este projeto inovador de responsabilidade social traz uma série de atividades #socioeducativas com a proposta de ampliar as capacidades e o #conhecimento dos adultos que cuidam das #crianças de 0 a 6 anos – considerada a fase mais determinante da vida.


O Programa Escolas do Bem já beneficiou cerca de 20 mil #famílias em 16 cidades do estado, envolvendo 105 #escolas públicas e privadas. A iniciativa também atua em outros dois pilares importantes: envolve toda a comunidade em ações que visam aumentar o #bem-estar das famílias e fortalece a #gestão escolar, promovendo a #capacitação dos educadores e dos diretores/gestores.


O Programa Escolas do Bem é coordenado pelo Instituto Noa e está com inscrições abertas para escolas particulares de todo o Estado de São Paulo. As instituições de outros estados também podem participar e devem entrar em contato por e-mail para obter mais informações.

Escolas interessadas já podem fazer sua inscrição para o ciclo 2019

Como funciona

O Programa Escolas do Bem busca melhorar a qualidade do #desenvolvimento infantil, principalmente durante a #PrimeiraInfância, e atua por meio da informação jornalística, ampliando o conhecimento dos adultos que cuidam e educam as crianças (pais, avós, educadores, cuidadores, etc.). Dessa maneira, o projeto se desenvolve através de quatro frentes: educadores, pais, alunos e comunidade.


A instituição privada que adere ao programa apadrinha uma #escola pública do seu bairro e ambas assumem o compromisso de contribuir para o alcance de sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da #ONU até 2030, além de receberem o título de "Escola do Bem", passando a atuar colaborativamente com outras escolas do seu bairro ou do #município.


Com os Gestores e Educadores o projeto desenvolve o "Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4" da ONU, que tem como prioridade a Educação de Qualidade. Para eles são oferecidos acesso gratuito à plataforma #MeusCursosLivres (www.meuscursoslivres.com.br), com um portfólio de cursos de aperfeiçoamento e capacitação, voltados para a Educação Infantil e para a gestão escolar.


Os pais que possuem filhos matriculados em uma Escola do Bem recebem notícias diárias sobre o desenvolvimento da criança, através de um aplicativo baixado em seu celular. São abordados temas como #parto, #amamentação, #saúde da criança, importância do #brincar, #comportamento, #alimentação, entre outros.

Já os alunos são incentivados a participar das campanhas como a do Lacre Solidário, ação realizada em parceria com a CCR Via Oeste e que mobiliza todos os envolvidos no projeto para arrecadar #lacres de alumínio, posteriormente trocados por #cadeirasderodas. Dez cadeiras já foram por meio do programa.


A comunidade e os parceiros que se relacionam com a escola também podem utilizar o #aplicativo para receber as notícias relacionadas ao desenvolvimento #infantil e participar das campanhas promovidas pela escola.



Resultados do projeto


No início de 2018 o Instituto Noa, responsável pelo programa "Escolas do Bem", entrevistou 70 famílias que foram beneficiadas pelo programa ao longo de 2017, em 10 cidades do interior paulista. A entrevista mostrou que sob o ponto de vista da educação e dos cuidados com a criança, para 72,5% dos pais o conteúdo trabalhado pelo projeto foi útil para ampliar seus conhecimentos sobre Saúde da Criança, Comportamento e Desenvolvimento Infantil.


Para 81% dos pais, as escolas que fazem parte deste programa contribuem para a construção de uma cidade melhor e 63,8% deles desconheciam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU antes de participarem do projeto. Além disso, 84,5% dos pais estão satisfeitos com a escola de seus filhos por ela ter assumido um compromisso com a sociedade e levar orientações sobre o cuidado infantil para as famílias e 100% dos pais sentem orgulho em ter seus filhos em uma Escola do Bem. A totalidade dos respondentes também indicaria a escola para outras famílias.




Serviço:

Inscrições abertas para adesão ao Programa Escolas do Bem Mais informações: eusou@escolasdobem.com.br Inscreva-se: www.escoladobem.com.br/participe/




bottom of page