© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram

Relacionamento constante entre netos e avós gera incontáveis benefícios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conversas, brincadeiras, passeios e reuniões em família ajudam e

estimulam o idoso, mantendo-o ativo e saudável

 

Comemorado em 26 de julho, em virtude do dia de Santa Ana e São Joaquim, o Dia dos Avós é uma homenagem aos que, além de oferecer afeto, muitas vezes estão à frente da educação e até mesmo suporte financeiro dos netos. Por estas e outras razões se diz que os avós são pais duas vezes.

 

Porém, como em toda relação, os avós também tiram proveito do contato frequente com os netos. Os adolescentes, e até mesmo as crianças, são interlocutores importantes, trazendo novas informações, ajudando os idosos a compreender as novas dinâmicas sociais, além de levar movimento e alegria ao lar.

 

Segundo Fernando Tundisi Guimarães, coordenador do Centro-Dia Vitalia Brasil, a troca entre gerações é benéfica para ambos, promovendo interessantes trocas afetivas e cognitivas, além do aprendizado mútuo.

 

“No geral, as pessoas sentem mais necessidade de atenção quando chegam à idade mais avançada. É um período de grandes mudanças e a aproximação com os netos ajuda a combater a depressão, que atinge cerca de 10% das pessoas acima de 65 anos”, explica ele. “Por outro lado, os avós transmitem valores familiares, orientando e aconselhando os mais jovens”, conclui.

 

Além disso, Fernando ressalta que as brincadeiras, os diálogos, passeios, reuniões e atividades familiares estimulam intelectualmente o idoso, mantendo-o ativo fisicamente e mentalmente.

 

“É muito importante manter as relações sociais nesta fase da vida. Jogos da memória ou de tabuleiro, caminhadas, conversas sobre notícias e trabalhos manuais são ideias simples de como os netos podem passar o tempo com os avós, que os auxiliam de forma muito positiva”, diz ele.

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Vitalia Brasil.

 

Please reload