© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram

85% dos pais acompanham a vida dos filhos na escola

 

Pesquisa realizada pela Secretaria da Educação, a partir do questionário do Saresp, mostra que estudantes têm apoio regular em casa e são incentivados a continuar os estudos

 

      A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo acaba de tabular algumas informações obtidas a partir do questionário do Saresp (Sistema de Avaliação de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), coletadas na edição 2013 da prova. Entre os destaques está a participação efetiva de pais e responsáveis na vida escolar dos filhos. Neste ano, os exames do Saresp acontecem na próxima semana, nos dias 11 e 12 de novembro. 

 

         Para chegar ao resultado, foram ouvidas 1,6 milhão de pessoas, incluindo diretores de escolas, pais e os próprios alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Quando questionados sobre o acompanhamento da vida escolar, a grande maioria (85%) afirmou que está presente ou orienta os estudantes com as lições de casa. 

 

       Aos diretores de escolas, o questionário quis saber se pais e responsáveis estão de fato preocupados com os problemas de aprendizado de crianças e jovens matriculados na rede estadual. Segundo o grupo ouvido, apenas 4,4% não têm interesse pela rotina escolar. Mais: 33% fazem visitas constantes às unidades de ensino.

 

     O questionário do Saresp também deu voz aos alunos. Para eles, o percentual de participação dos pais é ainda melhor que o registrado pelos adultos. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 64% dos estudantes ouvidos disseram que têm ajuda da mãe para os trabalhos escolares. Outros 34,8% dizem que são os pais quem os auxiliam nas tarefas. Apenas 1,2% de todos os mais de 316 mil ouvidos disseram que não estudam em casa.

 

     O acompanhamento dos estudos em casa permanece quando os alunos estão mais velhos. Dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, 81% afirmaram que os pais questionam sempre ou algumas vezes se eles têm lição de casa; 65,1% destes ainda contam com a ajuda dos responsáveis nos trabalhos escolares.  

 

 

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Please reload