© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram

Instituto Noa é certificado pelo Selo Social

 

Projeto Muito Mais, que oferece capacitação a estudantes de jornalismo, contabilizou 16 impactos sociais nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU.

 

Promover uma transformação social por meio do jornalismo: esse é o objetivo do Projeto Muito Mais, que mobiliza estudantes de comunicação, imprensa e jornalistas profissionais na conscientização sobre problemas de saúde pública. O trabalho, que começou em abril deste ano, já rendeu frutos e o Instituto Noa conquistou a certificação do Selo Social pelo impacto das ações deste projeto relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estipulados pela ONU.

 

Em três meses de trabalho, o projeto mobilizou três faculdades de jornalismo (Uniso, Ceunsp e Esamc), 16 estudantes e 16 jornalistas profissionais, que se ofereceram para realizar um trabalho de tutoria, acompanhando os alunos na elaboração de pautas relacionadas aos temas: Obesidade Infantil, Incentivo ao Parto Normal, Sexualidade e Drogas na Adolescência.

 

“Oferecer capacitação para estudantes de jornalismo era um sonho antigo, mas eu não tinha braços para atender a todos. Então, o I-NOA estruturou este projeto para incentivar o voluntariado dos jornalistas profissionais como eu, para que juntos pudéssemos dar sua contribuição para a sociedade e mostrar a real função social da nossa profissão: informar para produzir mudanças”, conta Lucy De Miguel, jornalista e fundadora do Instituto Noa.

 

O projeto teve apoio da Associação Sorocaba de Imprensa (ASI), da Maxpress e dos professores do curso de jornalismo das instituições envolvidas. Neste primeiro ciclo dos trabalhos, foram elaboradas 26 matérias jornalísticas, com o intuito de conscientizar a sociedade em relação aos cuidados com o desenvolvimento dos filhos, em prol de uma vida melhor.

 

A assessora de imprensa Thais da Silveira, proprietária da OS2 Comunicação, conta que foi um privilégio participar do Muito Mais orientando uma estudante de jornalismo da Uniso. “Empregar minha experiência profissional em um projeto cujo objetivo é disseminar informações que ajudam a construir uma sociedade melhor é motivo de muita satisfação e alegria. A iniciativa é brilhante”.

 

Já para o jornalista e professor universitário, Pedro Courbassier, que também orientou uma estudante de jornalismo na elaboração das pautas, o trabalho voluntário é imprescindível para a construção de um mundo melhor. “Dá pra colaborar de forma simples, inteligente e eficaz, construindo profissionais da minha mal-tratada e importante área, o jornalismo!”.

 

A estudante de jornalismo da Uniso, Jeniffer Lucchesi, conta que antes de participar do Projeto Muito Mais não tinha experiência na elaboração de reportagens, mas os textos preparados durante a tutoria serviram para incrementar seu currículo e abrir portas. “O projeto trouxe mais experiência, conhecimento e contatos para minha carreira, que só está começando! Agradeço pela oportunidade e indico o projeto para quem quer aprender”.

 

Pelo Selo Social, o Instituto Noa foi certificado em seis dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Para conhecer mais sobre o projeto e ler as matérias produzidas pelos estudantes, acesse o site: www.institutonoa.org.br.

 

Outros depoimentos de participantes:

“O projeto MUITO MAIS foi uma grande experiência pra mim. Ele me deu uma base de como é fazer o jornalismo na prática e de como é vivenciar essa adrenalina tão boa. Foi essencial para minha formação, pois além de ser bastante orientado e ouvinte de grandes histórias, eu tive ainda mais certeza de que escolhi o caminho certo”.

Guilherme Bonillia, aluno de jornalismo da Uniso

 

“É sensacional pensar que a sua abordagem pode interferir no modo de pensar das pessoas, e assim, acredito que eu estou em busca de um futuro melhor através do Jornalismo.”
Mariana Barbi, estudante de jornalismo do Ceusnp

 

Sobre o Instituto Noa:

O I-Noa é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, localizado na cidade de Sorocaba (SP). Tem como objetivo promover uma transformação positiva na sociedade por meio da informação e da conexão entre comunicadores e veículos para a promoção do bem comum. Fundado pela jornalista e doutora em Ciências da Informação, Lucy De Miguel, a organização visa a articulação dos meios de comunicação para que se mobilizem na disseminação de informações que ajudem a construir uma sociedade melhor.

 

Informações:

Instituto Noa – I-Noa
Rua Braz Laino, 305 – sala 1 – Jd. Emília – Sorocaba- SP
Fone: 15 3221-1987

www.institutonoa.org.br

e-mail: muitomais@institutonoa.org.br

Please reload