© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram

Mais de 40 escolas de Sorocaba e Votorantim aderem ao projeto “Escolas do bem” do Instituto Noa

 

 


Programa mobiliza instituições de ensino para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e melhorar o bem-estar das famílias 

 

Melhorar o conhecimento dos pais, impactando na qualidade de vida das famílias e na formação de melhores cidadãos para o município e para o nosso País. Esse é o objetivo do projeto “Escolas do Bem”, coordenado pelo Instituo Noa (I-Noa), que recebeu a adesão de mais de 40 escolas particulares de Sorocaba e Votorantim. Os dirigentes dessas instituições receberão o título das mãos das autoridades locais na próxima sexta-feira, 18/03, às 19h, no Auditório do Sesc Sorocaba.

 

Segundo a presidente do Instituto Noa (I-Noa), Lucy de Miguel, essa grande rede do bem irá disseminar conhecimentos sobre o universo infantil e promover uma transformação na cidade. “O programa visa orientar e conscientizar pais e educadores, com um conteúdo transformador, veiculado pela Revista Na Mochila, pelo website e pelas redes sociais, sobre como cuidar das crianças desde os primeiros meses de gestação. Desejamos que esses adultos possam preparar as crianças para viver e atuar em uma cidade melhor e mais sustentável”, explica Lucy.

 

De acordo com a presidente do I-Noa, as “Escolas do bem” também se comprometeram em contribuir com o cumprimento de seis das 17 metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem alcançadas até o ano de 2030: melhorar a alimentação, saúde de qualidade, educação de qualidade, redução das desigualdades, consumo consciente e fortalecimento de parcerias.

“Trata-se de uma iniciativa inédita que irá fomentar o bem-estar social a partir da união de empresas privadas do setor da educação, visando a construção de uma cidade melhor no futuro. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram lançados em 2016 e essa agenda foi assumida por quase 200 nações do mundo, incluindo o Brasil. Mas para que as mudanças aconteçam, o trabalho deve ser realizado localmente, ou seja, em cada município”, ressalta Lucy.

 

Conforme explica a idealizadora do projeto, o programa irá orientar as famílias sobre temas relacionados à infância, tais como: alimentação, saúde, comportamento, meio ambiente e importância do brincar, entre outros temas relevantes. “Preparar as crianças para um futuro melhor significa cuidar da gestação, do nascimento, dos primeiros seis anos que compõem a primeira infância, considerada a fase mais importante para o desenvolvimento pleno da criança. O nosso próximo passo é estender o projeto para as escolas públicas, por meio da Revista Primeira Infância”, conclui a presidente do I-Noa.

 

Conheça as instituições de Sorocaba que receberão o título “Escolas do Bem”: Colégio Aconchego dos Anjos (unidades I e II); Colégio Agostinho Bueno; Colégio Aquas; Escola Beija Flor; Cultura da Infância; Escola Cantinho Bom; Colégio COC Santa Rosália (unidades I e II); Colégio Dom Aguirre; Colégio Veritas; Escola Espaço Criança; Colégio Gotinhas do Saber; Escola Quintal Do Ré Mi; Colégio Miró; Colégio Genial; Escola Horizonte; Colégio Humanus; Colégio Montesso; Colégio Montessouri Semear; Colégio Máxximus; Colégio Objetivo Unidades Portal e Centro; Colégio Passo a Passo; Colégio Ser; Colégio São Gabriel; Escola Viking; Villa Criativa; Colégio Vincere; Escola Chácara Viva a Vida; Colégio Vila Verde. Instituições de Votorantim: Colégio Camaleão; Colégio Dimensão; Colégio Pássaros; Escola Pedacinho do Céu e Colégio Antenor Thomazi.

 

As escolas interessadas em aderir ao projeto podem acessar o site www.escolasdobem.com.br.
 
Metas da ONU
O ano de 2015 marcou o fim do período para realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para uma mudança mundial que começou no ano 2000. 

 

Quinze anos se passaram e o Brasil deu grandes saltos na qualidade de vida da população, reduzindo os índices de pobreza, fome, educação, mortalidade infantil e materna, prevenção de doenças, entre outros indicadores. A partir de 2016, começam a valer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para serem alcançados até 2030.

 

Sobre o Instituo Noa
Fundado em abril de 2014, o Instituto Noa (I-Noa) nasceu em Sorocaba com o objetivo de promover e garantir os direitos da criança e do adolescente, a partir do fortalecimento familiar e da melhora do nível de informação sobre o desenvolvimento infantil. Seus fundadores têm em comum a ideia de que está centrado na família o protagonismo para a transformação social que se espera para o mundo. 

 

Além do Programa “Escolas do Bem”, o I-Noa planeja para este ano a segunda edição do Projeto Muito Mais, que tem como objetivo capacitar jornalistas e estudantes de Jornalismo em assuntos relacionados ao desenvolvimento da criança e do adolescente. A edição deste ano trará workshops sobre a Primeira Infância. Para conhecer mais, acesse: www.institutonoa.org.br
 
Sobre a Revista Na Mochila
Fundada pela jornalista Lucy de Miguel, a Revista “Na Mochila” está completando sete anos de existência e tem uma tiragem de 15 mil exemplares que periodicamente são lidos por mais de 65 mil pessoas.

 

Segundo Lucy, desde que surgiu a ideia de levar conteúdo aos pais por meio de uma revista, a parceria com as escolas foi fundamental para fazer chegar as informações às mãos das famílias.  A proposta da Revista “Na Mochila” é orientar as famílias que têm filhos de 0 a 10 anos e nasceu da necessidade de sua fundadora, que tem um casal de filhos e teve a ideia de ajudar outros pais usando o jornalismo.

 

Desde 2009, o projeto vem crescendo e hoje o conteúdo impresso chega a 12 cidades da região.  Agora, as escolas que adotam este programa também recebem o título de “Escolas do Bem”, assumindo o compromisso de contribuir com seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento da ONU para a Agenda de 2030, por meio do conteúdo trabalhado em três canais de comunicação com as famílias: a revista Na Mochila impressa, website e nas redes sociais.

 

“O projeto “Na Mochila” alcançou um estágio de maturidade ao longo destes sete anos. Evoluímos ao ponto de estruturar um programa que dá o protagonismo às escolas, pois sem elas este programa não seria possível. E, se uma escola se preocupa com temas que vão além do ensino pedagógico, essa escola merece um título como esse”, conclui Lucy De Miguel.
 

 

Serviço:
O que: Solenidade de entrega do título “Escolas do Bem”

Quando: dia 18 de março (sexta-feira), 
Horário: às 19h00
Local: Auditório do Sesc  Sorocaba
Endereço: Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade - Sorocaba, SP 
Informações: (15) 3221-1987 / evento@institutonoa.org.br
 
 

Please reload