© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram

Volta às aulas: Mantenha o envolvimento com a rotina escolar do seu filho

 

Depois de recarregar as energias durante as férias de julho, chega o momento de entrar na reta final do ano letivo. Assim como os estudantes, as famílias precisam retomar o envolvimento com a rotina escolar e garantir que o ritmo se mantenha. Conferir os materiais; conversar sobre as disciplinas que o aluno mais gosta e sobre as que ele tem maior dificuldade; sugerir novas formas de aprendizado; checar as notas e, se for o caso, construir com a criança ou adolescente um plano para recuperar as médias ao longo dos próximos meses.

  

“O envolvimento da família impacta a vida escolar e aumenta a chance de sucesso imediato e futuro”, avalia a especialista em Educação, Tatiana Bello. “Um olhar atento torna o aprendizado uma atividade leve e ajuda a intensificar a relação entre adultos e estudantes”.

 

Algumas práticas cotidianas contribuem para manter o envolvimento e a proximidade com a rotina escolar:

 

-- Participe das reuniões e encontros organizados pela escola para acompanhar o processo de aprendizagem do aluno. A proximidade lhe permite trocar ideias com a equipe e construir laços de confiança.

 

-- Demonstre interesse pelo que a criança ou adolescente aprendem. Mesmo cansado após um dia de trabalho, reserve um tempinho para conversar sobre as atividades que ele realizou e peça que conte sobre o que aprendeu. Interesse e atenção demonstram seu carinho e estimulam o aprendizado.

 

-- Aproveite situações cotidianas para relacionar com os conteúdos que ele aprendeu nas aulas e não deixe de olhar o caderno, ajudar a organizar o material, cuidar do uniforme e ficar atento à agenda de atividades e provas. Não espere a chegada do boletim para se envolver com a vida escolar.

 

-- O estudante, muitas vezes, passa mais tempo na escola do que com a família. Portanto, é fundamental que os responsáveis conheçam bem o calendário escolar, os professores, a direção e toda a equipe que trabalha lá. Programe-se para visitar a escola com certa frequência – a volta às aulas é uma excelente oportunidade --, conhecer o espaço físico e as regras de convivência.

 

-- Ajude a criança ou o adolescente a estabelecer e manter uma rotina. Tudo tem hora: dormir e acordar, comer, estudar e se divertir. Isso fará com que ele tenha mais concentração e aprenda a respeitar horários. Garantir o tempo adequado de sono e de dedicação aos estudos são atitudes que proporcionam mais disposição para um dia produtivo. Procure conhecer suas preferências e considerá-las na rotina diária, e tomem essas decisões juntos.

 

-- O bom desempenho escolar depende de uma condição adequada de saúde. Mantenha a carteira de vacinação em dia; dê remédios somente com orientação médica; leve ao dentista e ao médico regularmente. Ofereça uma alimentação balanceada, saudável, nutritiva, e estimule o consumo de água. E não se esqueça dos hábitos de higiene do dia a dia.

 

-- Atualmente, as escolas devem receber alunos com deficiência, junto com os outros alunos da escola. Converse com seu filho sobre tolerância, diversidade e respeito às diferenças.

 

 

Fonte: Revista Na Mochila.

Please reload