O que fazer quando a volta às aulas é um tormento para a criançada?

 

Nem sempre a volta às aulas é fácil para a criançada. Muitas delas aguardam este momento com ansiedade, mas para outras é exatamente o contrário. Nestes casos, o que fazer para que seu filho não sofra? A pediatra Natacha Sakai dá algumas dicas para que as crianças e pais tirem essa experiência de letra.

 

  1. Converse!: Para a readaptação dar certo, é muito importante que os pais falem dos pontos positivos de voltar às aulas. “A criança não pode encarar isso como um castigo, um tormento. Converse bastante e explique que vai reencontrar os amigos, voltar a brincar com outras crianças e o que mais possa ser atrativo”, reforça.
     

  2. Não perca a paciência: Cada pessoa leva seu tempo para se adaptar ao novo e com criança não é diferente. Retomar os novos horários e ambientes pode ser estressante para elas. “Evite comparar seu filho com o irmão, primo ou coleguinha. É preciso respeitar os medos e bloqueios individuais”.
     

  3. Compartilhe essa retomada: Peça para a criança participar da organização do material escolar e na separação do uniforme. “Isso auxilia no preparo e diminui o medo da novidade”, comenta a pediatra. Outra dica que pode ajudar no estabelecimento da rotina é optar por uma escola que melhor se molde à família.
     

  4. Eles precisam de atenção: Novos ambientes, pessoas e situações podem deixar a criança com medo e angustiada. Por isso, a especialista indica que os pais sempre se mostrem como referência de porto seguro e tranquilidade. “É importante também que os pais dediquem atenção para os pequenos quando voltarem da escola, seja para brincar ou apenas apoiá-los de alguma forma”, complementa.

Natacha Sakai ressalta ainda que cada criança pode encarar a volta às aulas de uma forma diferente. No entanto, é sempre importante que os pais se mostrem presentes e entusiasmados.

 

 

Fonte: Revista Na Mochila.

 

Please reload

© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram