© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram

Projeto Cine Reflexão propõe discussões por meio de filmes

 

Interessados podem participar dos encontros semanais gratuitamente

 

Todas as sextas-feiras, às 19h, os amantes de filmes têm um encontro marcado na Fundec. O projeto Cine Reflexão, ativo desde 2014, propõe a discussão de temas das ciências humanas por meio de filmes. De acordo com Nildo Benedetti, idealizador do projeto, o filme ilustra assuntos como relações afetivas, tópicos da sociologia e da política, entre outros temas.

 

Benedetti explica que, dependendo da amplitude do tema abordado, um filme pode ser apresentado em mais de uma sessão. Um exemplo é “A Noite dos Desesperados”, de Sydney Pollack. “Esse é, ao mesmo tempo, um relato das condições materiais e psicológicas de indivíduos vítimas da Grande Depressão de 1929 e um exemplo do modo pelo qual essas dramáticas condições são transformadas em espetáculo para o público. Esse filme ocupou três sessões”, comenta Benedetti.

 

Segundo Benedetti, a discussão dos temas exige rigoroso critério de seleção das fontes bibliográficas que servem de suporte às análises dos filmes. Assim, dos vários tópicos abordados no filme “A Caça”, de Thomas Vinterberg, por exemplo, o foco de atenção foi restringido à psicologia das massas. “Para este filme, as referências bibliográficas utilizadas foram ‘Psicologia de grupo e análise do ego’, de Freud, e ‘A violência e o sagrado’, de René Girard”, completa Benedetti.

 

As palestras são destinadas a todos os interessados em cinema. “O maior desafio é transmitir conhecimentos com rigor acadêmico e de forma a serem perfeitamente absorvidos por qualquer pessoa”, explica o idealizador do projeto.

 

 

Cine Reflexão

 Todas as sextas-feiras, às 19h

Entrada gratuita

Local: Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)

Telefone: (15) 3233-2220

Site: www.fundecsorocaba.com.br

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Fundec Sorocaba.

Please reload