Estímulo ao ensino de outra lingua na infância ajuda no desenvolvimento cognitivo ágil

 

Por seu caráter universal, a língua inglesa já faz parte do cotidiano das novas gerações em todo o mundo. Por meio da tecnologia, cada vez mais cedo as crianças entram em contato com esse idioma. Os pais, porém, não sabem se essa facilidade dos filhos em compreender expressões em inglês desde o início da alfabetização já é sinal de que ele está preparado para de fato aprendê-la. Saber as motivações e o tempo necessário para o aprendizado é um dos passos que precisam ser analisados ao apresentar o novo idioma para a criança.

 

Pesquisas já comprovaram que aprender uma nova língua traz diversos benefícios. Uma delas, realizada pela Universidade de York, no Canadá, concluiu que crianças bilíngues possuem maior velocidade de raciocínio ao realizar mais de uma tarefa por vez. Em outro estudo, realizado por Thomas Bak, do Centro de Envelhecimento Cognitivo da Universidade de Edimburgo, descobriu uma participação significativa na prática de um segundo idioma para retardar o envelhecimento cerebral.

 

De acordo com o especialista e chefe do setor de inglês do Kumon, Renato Imparato de Magalhães, esse ensinamento desde cedo abre portas para uma nova cultura e melhora o desenvolvimento cognitivo. “Quanto mais nova, mais a criança está aberta a assimilar as informações que recebe e melhor será seu reconhecimento de sons e pronúncia de um novo idioma” explica.

 

Um ponto importante, segundo ele, é criar um contexto que estimule esse aprendizado, garantindo que a criança se sinta motivada a querer saber mais. Dessa forma, cria-se o hábito que a auxiliará em outros estudos também. “É interessante começar a inserir o idioma por meio de um contexto que seja prazeroso para a criança, como livros e músicas, que já estão presentes no universo infantil” complementa.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Kumon.

Please reload

© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram