Todos os candidatos à prefeitura de Sorocaba assinam compromisso com os direitos das crianças na primeira infância

Campanha “Criança é Prioridade”, representada pelo Instituto Noa e outras organizações da sociedade civil, formaliza compromisso para que os investimentos sejam prioritários às crianças de 0 a 6 anos.

 

Os cincos candidatos à prefeitura de Sorocaba (SP) aderiram à campanha nacional “Criança é Prioridade” e assinaram o termo de compromisso com os direitos das crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos). Quem organizou a assinatura das cartas foi o Instituto Noa  que atua na promoção dos direitos da criança e do adolescente por meio da comunicação.

Pela ordem das assinaturas, Glauber Piva (PT), Raul Marcelo (PSOL), José Crespo (DEM), João Leandro (PSDB) e Hélio Godoy (PRB) mostraram que são sensíveis ao tema da promoção de uma vida melhor para as crianças pequenas da cidade. Na carta compromisso, os candidatos afirmaram que, se eleitos, irão priorizar os direitos das crianças em seu plano de governo e prometeram analisar e diagnosticar a situação da vida das crianças na primeira infância do município. E o ponto principal: se comprometeram a implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância, reunindo as organizações da sociedade civil e todas as secretarias municipais que cuidam de temas relacionados à garantia dos direitos das crianças, como saúde, educação e assistência social.

 

Lucy De Miguel, presidente do Instituto Noa, salientou a importância do compromisso. “Precisamos sensibilizar o poder público sobre os ganhos futuros com os investimentos hoje na criança de 0 a 6 anos. E o fato de conseguirmos esse compromisso dos nossos cinco candidatos é uma conquista que deve ser comemorada por todas as organizações da cidade que atuam nesta causa, já que temos um documento de cobrança importante, e que não será perdido entre tantas outras promessas de campanha ”.

 

“O investimento na primeira infância significa não apenas um cuidado com a criança, mas com sua família, com a sociedade em que vive e também com as instituições que prestam serviços a esse público. Sabemos que quanto mais cedo estimularmos nossas crianças, mais elas irão desenvolver não apenas sua cognição, mas também seu senso de responsabilidade, seus vínculos afetivos e sua consciência social”, afirma Juliana Vanessa Marchi, psicóloga da APAE .

 

Para Marilene Oliveira, coordenadora do Comitê Municipal pela Primeira Infância, “é de fundamental importância esse comprometimento dos candidatos e do futuro Prefeito de Sorocaba em conhecer e reconhecer o caminho construído através do Comitê Municipal pela Primeira Infância, que é um órgão municipal de elaboração e acompanhamento do Plano Municipal Primeira Infância (PMPI), composto por representantes  das Secretarias Municipais e também de diversos segmentos da  Sociedade Civil, que juntos buscam uma melhor qualidade para as nossas crianças de 0 a 6 anos”.

 

O PMPI é o documento que vai orientar a ação do governo municipal e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos das crianças de 0 a 6 anos de idade para os próximos dez anos. Trata-se de um plano que contribui para ampliar as oportunidades de desenvolvimento integral das crianças.

 

Além do Instituto Noa/Escolas do Bem, também aderiram à campanha as organizações: APAE, Apadas, Instituto Humberto de Campos, AMDE, Asipeca, Associação Criança Feliz, Associação Amor em Cristo e Pé de Planta.

 

Sobre a campanha

“Criança é Prioridade – compromisso dos candidatos à prefeitura com os direitos da primeira infância” é uma campanha nacional e suprapartidária, realizada pela Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância / CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular em parceria com suas organizações integrantes e demais organizações inscritas. Para saber mais sobre esse movimento e conferir os candidatos de todo o Brasil que também assumiram esse compromisso, entre no site http://primeirainfancia.org.br/campanha-eleicoes-2016/

 

Sobre o Instituto Noa

Fundado em abril de 2014, o Instituto Noa nasceu em Sorocaba com o objetivo de promover e garantir os direitos da criança e do adolescente, a partir do fortalecimento familiar e da melhora do nível de informação sobre o desenvolvimento infantil. Seus fundadores têm em comum a ideia de que está centrado na família o protagonismo para a transformação social que se espera para o mundo. Também coordena o Programa Escolas do Bem, uma grande rede formada por escolas públicas e privadas, que estão engajadas em melhorar o conhecimento das famílias com filhos de 0 a 10 anos, impactando na qualidade do desenvolvimento integral das crianças e na formação de melhores cidadãos para o município e para o nosso País. Para conhecer mais, acesse: www.institutonoa.org.br.

Please reload

© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram