Sorocaba inicia vacinação de meninos contra o HPV

 
O Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME) e outras 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município (de um total de 31) já estão imunizando meninos de 12 e 13 anos contra o vírus HPV (Human Papiloma Virus). A faixa etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.
 
A vacina protege contra 4 tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). No caso das meninas, cuja vacinação foi iniciada em 2014, evita o câncer de colo de útero, vulva, boca e garganta. Nos meninos, protege contra câncer de pênis, câncer anogenitais e, também, de boca e garganta. Sorocaba tem uma população alvo de 10.700 garotos, em 2017.
 
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Área de Vigilância em Saúde, Renata Guida Caldeira, a vacina é segura, com poucos eventos adversos e, diferente daquilo que algumas pessoas acreditam, não tem capacidade de desencadear câncer ou, muito menos, estimular a iniciação sexual precoce. “A vacina, como em outras patologias, tem como único objetivo proteger as pessoas das doenças”, comentou. 
A vacina também será aplicada em crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids.
 
A vacinação entrou para rotina e, desta forma, ficará disponível durante todo o ano. O esquema é composto de duas doses, uma na 1ª visita e outra após 6 meses.
Segundo Renata Guida, a campanha também vai manter a atenção às meninas de com idade entre 9 a 14 anos, dentro do mesmo esquema de vacinação.
Para tomar a vacina os jovens devem, preferencialmente, estar acompanhados de pais ou responsáveis e levar o cartão de vacinação para controle.
 
 
Segunda-feira
 
A partir da próxima segunda-feira (9) as UBS do Jardim Rodrigo, Brigadeiro Tobias, Wanel Ville e Mineirão também recebem as doses da vacina contra o HPV. Por questões técnicas, nesta primeira semana essas unidades ficaram sem a medicação em estoque. Com isso, e pelo próximo período, as 31 UBSs estarão atendendo dentro do esquema vacinal.
 
Quem pode tomar a vacina?
  • Meninas de 9 a 14 anos;
  • Meninos de 12 e 13 anos;
  • Pessoas que convivem com HIV de 9 a 26 anos (ambos os sexos). O esquema para essa população é de 3 doses.
Please reload

© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram