© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram

Conheça os alimentos que auxiliam a combater a ansiedade

 

 

O Brasil está no topo da lista de nações com maior percentual de pessoas com transtornos de ansiedade, segundo relatório divulgado em fevereiro de 2017 pela OMS (Organização Mundial da Saúde). De acordo com o estudo, 9,3% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do tipo. O índice é três vezes maior na comparação com a média mundial registrada na pesquisa, com base em dados referentes ao ano de 2015.

 

Porém, apesar do dado alarmante, é possível amenizar o problema por meio de certas mudanças nos hábitos alimentares. “Para que a ansiedade seja controlada é preciso priorizar alimentos ricos em aminoácidos e vitaminas, em especial o triptofano, visto que eles aumentam os níveis de serotonina, neurotransmissor responsável por regular a sensação de bem estar do nosso organismo”, afirma a nutricionista Cyntia Maureen. A especialista ainda destaca que manter uma rotina de exercícios físicos também é fundamental.

 

Pensando na questão, a nutricionista listou alguns alimentos que contribuem para combater a ansiedade. “No entanto, vale destacar que a alimentação saudável é um fator que não dispensa a consulta ao médico, principalmente se os sintomas evoluírem para uma intensidade grave”, pondera.

 

Mel

 

Segundo a nutricionista, o mel atua como um agente regenerador no intestino, local onde ocorre a produção da serotonina.  “O alimento potencializa a liberação do hormônio e, consequentemente, fornece mais disposição e melhora o humor. Também vale destacar que é ótima alternativa ao açúcar, pois fornece diversos benefícios importantes para o organismo”, complementa.

 

Espinafre

 

Cyntia, consultora da Superbom, conta que o espinafre é rico em ácido fólico, e por isso, considerado um antidepressivo natural. “A substância elimina resíduos químicos oxidantes produzidos por conta do estresse e que contribui para a aparição de crises de ansiedade”, explica.

 

Lentilha

 

A lentilha é fonte de cálcio e  magnésio, nutrientes fundamentais para potencializar a produção da serotonina. “Também contribui para o bom funcionamento do intestino, portanto, é um aliado da sensação de bem-estar”.

 

Frutas cítricas

 

De acordo com a especialista, como são fontes de vitamina C, as frutas cítricas reduzem a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse. “Limão, morango, laranja e tangerina estão entre as principais fontes”, destaca.

 

Alface

 

Por fim, a consultora da Superbom destaca que o alface também é considerado  inimigo da ansiedade, já que rico em uma substância chamada lactucina.  “Ela contém efeito calmante e relaxante que pode auxiliar até mesmo quem sofre casos de insônia, que pode estar relacionada com crises de ansiedade. A lactucina está presente em maior quantidade no talo do alimento”, finaliza.

 

Please reload