top of page

Porto Feliz terá Feira de Troca de Brinquedos na Praça da Matriz


Evento gratuito acontece no dia 7 de outubro, das 9h às 12h, e faz parte da programação do aniversário da cidade

Ao invés de comprar, trocar. É essa a proposta da Feira de Trocas de Brinquedos que acontecerá no próximo dia 7 de outubro, na cidade de Porto Feliz. Realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal, o Instituto Noa/Escolas do Bem e o Colégio São José, o evento faz parte de um movimento nacional que visa promover uma sensibilização sobre as práticas de consumo.

A Feira é aberta a toda comunidade e promete ser um grande sucesso. Além do convite aos alunos de toda a rede pública e privada, os organizadores estão fazendo uma grande campanha de comunicação para sensibilizar pais e alunos de toda a cidade para que participem, levando os brinquedos que estejam em boas condições de uso por outras crianças.

Além de ser uma atividade divertida, a feira de troca possibilita entrosamento e socialização entre os pequenos. Muito mais do que trocar brinquedos que já não interessam como antes, a experiência é enriquecedora por dar novos significados a objetos antigos e afirmar que as relações não precisam ser pautadas apenas na compra.

“Os pais podem incentivar seus filhos a participarem, promovendo uma nova experiência nessa data. Ao acompanharem a criança no evento, é importante que orientem que a troca deve ser realizada sem levar em conta o valor que foi pago no brinquedo que será trocado. A criança não se importa em trocar bolinhas de gude por um Banco Imobiliário”, comenta a jornalista Lucy De Miguel, presidente do Instituto Noa.

Para Celso Iversen, Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, “será uma grande experiência para nossa equipe. Mais que a troca de brinquedos, destacamos os gestos de solidariedade, de desapego, do fortalecimento das relações humanas. Acredito que muitas crianças vivenciarão um momento único, aprendendo a conviver, a negociar e administrar suas vontades. Descobrindo que o ato de trocar brinquedos também proporciona muita felicidade”.

Para a Irmã Natalina, diretora do Colégio São José e coordenadora deste evento ao lado do Instituto Noa, “a feira de troca de brinquedos vai além de uma ação solidária, estamos falando de um conceito renovado de sustentabilidade, onde as relações são humanizadas e não estão no poder de compra e venda. As crianças têm possibilidades de vivenciar momentos significativos e de forma espontânea, com autonomia. Propor a feira também é propor para as famílias novos arranjos de viver bem o dia das crianças, saindo do estereótipo imposto pela mídia e pelo comércio”.

Além da ação de troca de brinquedos, haverá vários brinquedos infláveis disponíveis gratuitamente para a população que queira participar desta grande festa.

bottom of page