top of page

São Paulo será palco da 1ª Virada Pedagógica em setembro

virada pedagogica

Evento terá oito horas de duração e vai promover uma troca de vivências na área da Educação, além de discutir a atividade do pedagogo como profissão.

Nada de virar a madrugada discutindo temas a favor da Educação. O que pretende a “1ª Virada Pedagógica” é ser o impulso inicial de uma grande e necessária transformação educacional. Neste sentido, a “virada” representa um movimento rápido, virar do avesso, desconstruir e reconstruir um setor que clama por mudanças urgentes. O evento, inédito em São Paulo, será voltado para educadores, professores, coordenadores, gestores escolares e público em geral.

Na programação, serão oito horas de debates, oficinas, vivências e apresentações de renomados especialistas sobre temas que promovem uma educação integral, como neuroplasticidade, inteligências múltiplas, mindfulness, yoga em sala de aula, responsabilidade social nas escolas, jogos e metodologia experiencial, aprendizagem solidária, construção da identidade e autonomia infantil, habilidades para a vida e bem-estar emocional, importância do brincar, sustentabilidade no terceiro setor, entre outros. (veja programação completa no site www.viradapedagogica.pro.br).

Outro importante tema nesta pauta será a reflexão sobre a atividade do pedagogo como profissão. “Essa formação precisa ser reconhecida como profissão. O professor, o educador, o coordenador, o diretor pedagógico ou o orientador educacional são atividades de função da profissão pedagogo. Dessa maneira, queremos fortalecer a área, a fim de que todos esses profissionais ganhem visibilidade e reconhecimento”, explica Eduardo Ruivo, um dos organizadores do evento.

Segundo ele, o reconhecimento não está atrelado única e exclusivamente às questões financeiras, mas sim à importância desse profissional para o panorama educacional do país, com práticas educativas que façam com que os alunos de todo o Brasil tenham uma formação digna e integral.

Pouca teoria e muita prática

A ideia de realizar um evento com esse conceito surgiu da necessidade de seis amigos (todos da área de educação), para promover inovação da melhor qualidade neste setor. Os participantes terão acesso a um conteúdo prático, para que consigam aplicar imediatamente em seu dia-a-dia de trabalho e efetivamente repensem a forma de ensinar e aprender.

“Escolhemos os palestrantes com rigor, considerando as linhas de atuação pedagógica atreladas à inovação e com práticas educativas não reconhecidas (ideias muito boas que não são valorizadas) seja pela educação formal, informal, pública ou particular”, explica Eduardo Ruivo.

Segundo os organizadores, o evento é destinado aos profissionais de educação que querem mudanças efetivas, que buscam refletir sobre as estratégias utilizadas no atual sistema educacional, vinculadas a uma educação integral e, principalmente, que enxergam o aluno como um ser em constante crescimento, cada um com sua bagagem social, econômica, afetiva, emocional, cultural e cognitiva – que deve ser respeitada e aproveitada.

As inscrições já podem ser feitas pelo site (www.viradapedagogica.pro.br) e neste ano serão oferecidas apenas 300 vagas.

Serviço:

1ª Virada Pedagógica Data: 29 de setembro de 2018 Local: Faculdades Integradas Rio Branco - Unidade Lapa

Endereço: Avenida José Maria de Faria, 111 - Lapa, São Paulo - SP

E-mail: contatoviradapedagogica@gmail.com Horário: das 8h às 16h

bottom of page