top of page

Pele do bebê exige cuidados especiais durante o inverno


Foto: Pixabay.

Durante a época mais fria do ano, a pele dos adultos sofre com o ressecamento e desidratação. O mesmo ocorre com a pele do bebê, porém esta requer cuidados extras, uma vez que é mais sensível, perde hidratação até duas vezes mais rápido e é até 30% mais fina, se comparada com a dos adultos.


Segundo a pediatra, Sabrina Battistella, no inverno, a pele do bebê tende a ressecar e desidratar com maior facilidade, agravando a sensibilidade. "Por ter a epiderme delicada e ainda imatura, os bebês sofrem mais com esses problemas e, se não estiverem com os cuidados em dia, sua pele pode desenvolver descamações e lesões – uma porta de entrada para bactérias", enfatiza.


A especialista listou alguns cuidados essenciais para manter a pele do bebê saudável nos dias mais frios. Confira abaixo!


Evite banhos quentes e demorados

Esse é o primeiro passo no cuidado com a pele. O indicado é um banho rápido e com água morna, pois a quente resseca e fragiliza o órgão. Além disso, é indicado utilizar um sabonete seguro, suave e eficaz, uma vez que agentes de limpeza inadequados ou irritantes podem danificar a barreira cutânea, que é uma proteção natural contra agentes externos.


Hidrate a pele do bebê após o banho

Após o banho, é importante caprichar na aplicação de hidratantes e óleos desenvolvidos especialmente para os pequenos para auxiliar na manutenção das defesas naturais da pele. Aplique o creme realizando movimentos circulares e massagens, para garantir total absorção. Busque por um produto hipoalergênico, dermatologicamente testado, com fórmula leve e cosmética agradável.


Proteja o bumbum

Após o banho, é importante garantir que o bumbum do bebê esteja totalmente seco, principalmente a área de fralda. Além disso, o uso de um bom creme contra assaduras é essencial. Procure por um que garanta a hidratação necessária, ao mesmo que tempo que deixa a pele respirar.


Não exagere no uso de agasalhos

Outra medida importante é proteger o bebê do frio e do vento, porém sem exagero, uma vez que a transpiração em excesso pode causar coceiras e lesões na pele.


Por Hugo Shigematsu


Fonte: Dra. Sabrina Battistella, pediatra.


Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.

bottom of page