© por Instituto Noa. Todos os direitos reservados.

Acesse, curta e compartilhe

Instituto Noa

Whats: (15)  99129-4846

contato@institutonoa.org.br

Al. Santos, 1165 - São Paulo - SP

Certificado Selo Social 2015
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Instagram

Gravidez: Especialista dá dicas para mulheres que desejam engravidar

 

A gestação é um momento repleto de mudanças na vida e no corpo da mulher, por isso, ao decidir engravidar ou no momento em que a gravidez é descoberta, o ideal é começar um acompanhamento médico.

 

De acordo com o ginecologista e obstetra, dr. Gustavo de Paula Pereira, o primeiro passo que você deve seguir após a decisão de engravidar é conversar com o seu ginecologista. “É recomendável que se faça uma avaliação clínica-ginecológica completa, baseada em consulta e exame físico detalhado, geralmente associados a alguns exames complementares. Em especial, deve-se pesquisar e iniciar o tratamento das principais doenças que podem acometer a gestante e o feto. Quanto mais saudável a mulher estiver antes de engravidar, mais saudável tende a ser sua gestação”, complementa o especialista.

 

Após feitos todos os exames, é indicado que a futura mamãe invista em uma alimentação saudável e na suplementação de alguns nutrientes, em especial, o ácido fólico, que ajuda na prevenção dos defeitos do fechamento do tubo neural fetal, como a mielomeningocele. Sua suplementação deve se iniciar 3 meses antes da concepção e continuar até o final do primeiro trimestre da gestação. “Se você planeja engravidar em breve, converse com seu ginecologista para que ele oriente quando começar a reposição”, ressalta o médico.

 

É importante fazer um bom pré-natal após a confirmação da gravidez, comparecer a todas as consultas médicas, manter uma alimentação equilibrada, realizar atividades físicas e nunca usar qualquer medicação sem a orientação do seu médico. “Sempre que tiver qualquer dúvida, pergunte a seu médico. A gestação não é doença, mas é essencial se cuidar para garantir que tudo corra bem nesse momento tão especial na vida da mulher”, finaliza o especialista.

 

Fonte: Dr. Gustavo de Paula Pereira, ginecologista e obstetra.

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.

Please reload