top of page

Aplicativo gratuito auxilia pais nos cuidados com a saúde e o desenvolvimento da criança




Ferramenta faz parte do programa “Escolas do Bem” e funciona como uma revista eletrônica, com notícias diárias para o melhor desenvolvimento dos pequenos


Alguns papais e mamães brincam que não há um manual de instruções que os ensine a educar seus filhos e a tomar as melhores decisões. Com a popularização da tecnologia e o maior acesso à informação, os pais podem ter seus conhecimentos ampliados com a ajuda de matérias jornalísticas.


Em uma época onde as pessoas baixam aplicativos para se entreter ou resolver questões do dia a dia, o aplicativo do Programa Escolas do Bem oferece conteúdo de qualidade sobre a Primeira Infância (0 a 6 anos), um período importantíssimo para o desenvolvimento pleno da criança.

Funciona como uma revista eletrônica, que oferece conteúdo jornalístico de qualidade. Na prática, os pais recebem diariamente orientações a respeito dos principais temas do universo infantil, começando pela gestação, amamentação, saúde da criança, alimentação, brincadeiras, comportamento e prevenção de doenças.




“É muito comum que os adultos não saibam qual a melhor maneira de agir diante de algumas situações, especialmente quando se trata de pais de primeira viagem. Há também uma tendência em reproduzirmos padrões de comportamentos familiares, e que muitas vezes não condizem com o que é melhor ou mais adequado para a criança. É preciso disseminar informações de qualidade e amparadas cientificamente para que as famílias, e principalmente os adultos, sintam-se seguros nos cuidados e na educação da criança, reforçando os vínculos afetivos”, afirma a jornalista Lucy De Miguel, idealizadora do Programa Escolas do Bem.


Nestes casos, as pessoas tendem, cada vez mais, a realizar pesquisas na internet. Por outro lado, elas nem sempre se preocupam com a procedência das informações. Pensando nisso, a equipe do Instituto Noa publica atualizações diárias, mesclando material próprio com uma reprodução de conteúdos publicados por veículos e profissionais renomados, a partir de uma criteriosa triagem.


As notícias são produzidas com informações que chegam de fontes seguras, como Sociedade Brasileira de Pediatria, Unicef, organizações pertencentes à Rede Nacional da Primeira Infância, Instituto Alana, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, ONG Criança Segura, entre outros profissionais da área médica altamente gabaritados, como pediatras, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e outras especialidades.




De graça para todos

O aplicativo do Programa Escolas do Bem está disponível nas versões Android e IOS, bastando que o interessado busque o app na loja do seu sistema operacional como “Programa Escolas do Bem”.


Também não há nenhum custo ou filtro restritivo para ter acesso ao conteúdo, que é dividido em editorias, para facilitar a experiência de navegação e localização dos temas de interesse. A ferramenta está disponível para todas as famílias que tenham interesse em receber informação de qualidade sobre o desenvolvimento da criança, de forma totalmente gratuita.


“Nós, do Escolas do Bem, somos grandes entusiastas da parceria Escola-Família para que o desenvolvimento da criança ocorra de maneira plena. Cada um desses agentes tem papéis claramente definidos, mas que se complementam no cuidar dos pequenos. Por isso, é fundamental apostar no diálogo e na troca de experiências”, defende Lucy.



Crédito das fotos: Depositphotos

Sobre o Programa Escolas do Bem


Em seu quarto ano de atividade, o Programa Escolas do Bem, coordenado pelo Instituto Noa, já beneficiou cerca de 20 mil famílias em 16 cidades do estado de São Paulo, envolvendo 105 escolas públicas e privadas. A iniciativa é financiada pelas instituições de ensino particulares e tem como objetivo ampliar o conhecimento dos adultos quanto aos cuidados para o desenvolvimento integral da criança entre 0 e 6 anos, além de aumentar o bem-estar das famílias em prol de uma sociedade melhor. Também atua no fortalecimento da gestão escolar, promovendo a capacitação dos educadores e dos gestores.


Devido à importância de se trabalhar com temas tão relevantes para o desenvolvimento social, o projeto vem expandindo sua atuação por outras cidades do Brasil. Para conhecer as escolas que participam deste programa ou informações para adesão, acesse: www.escolasdobem.com.br.

bottom of page