top of page

Em Salto (SP): Terceira cadeira de rodas da Escola Sagrada Família é doada para lar de idosos


Colaboração da comunidade e da imprensa local foi fundamental para que a meta da Campanha do Lacre fosse alcançada. Agora, a arrecadação recomeça


Pais, educadores, funcionários e pequenos alunos. Todos estavam entusiasmados durante a festa da Família, promovida pela Escola Sagrada Família, em Salto (SP). Mas, para o representante do Lar Frederico Ozanam, José Fernando Marzullo, o evento teve um significado ainda mais especial: a instituição que acolhe idosos que não dispõem de assistência familiar recebeu uma cadeira de rodas, a segunda doada por essa Escola do Bem.


A doação só foi possível graças a mobilização das pessoas que estavam presentes. Mas não apenas elas. Toda a comunidade ao redor abraçou a causa e se mobilizou para atingir a meta estabelecida pela campanha “Lacre Solidário”: arrecadar 140 garrafas pet cheias de lacre.


Essa mudança de atitude – ao invés de descartar os lacres, as pessoas juntam e fazem a entrega nas escolas que fazem parte do programa “Escolas do Bem” – beneficia não apenas o meio ambiente, mas também pessoas que possuem mobilidade reduzida e dependem de uma cadeira de rodas.


“O alcance das metas é um atestado de que educadores, gestores e a população em geral compartilham conosco a crença de que podemos construir um mundo melhor valorizando a Primeira Infância, e tendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como referência. Ficamos muito orgulhosos das nossas conquistas, mas sabemos que ainda há muitos desafios. Vencê-los só é possível com a ajuda de todos”, sintetiza a jornalista Lucy de Miguel, fundadora do Instituto Noa, entidade mantenedora do Programa Escolas do Bem.


Arrecadação não para


Quando se pensa em um gesto de solidariedade, é preciso lembrar que essa é uma experiência transformadora também para quem ajuda. Contagiada pela vontade de fazer o bem, a diretora da Escola Sagrada Família, irmã Kelly Pereira Primo, faz questão de esclarecer que a arrecadação recomeça rumo a quarta cadeira de rodas. “Somos gratos a toda a comunidade educativa, familiares, amigos que tem nos ajudado a conquistar este árduo empenho de juntar os lacres para trocarmos por cadeiras de roda. Convidamos a todos a continuarem conosco neste empenho. Saber que nossas ações somadas mudam a vida de pessoas, não tem preço”.


A Campanha do Lacre Solidário é fruto de uma parceria entre o Instituto Noa e a CCR Via Oeste, que é responsável por dar aos lacres a destinação adequada. As escolas, por sua vez, têm liberdade para escolher a instituição que irá receber a doação de uma cadeira de rodas.


Poder público reconhece as Escolas do Bem


A entrega da cadeira foi feita, no último sábado, dia 31, pela Irmã Kelly Pereira Primo e pela Irmã Tatiana Nascimento, que coordena o Serviço de Ação Pastoral da unidade. Além de celebrar o engajamento da comunidade, a Festa da Família também serviu para oficializar o reconhecimento do poder público a essa iniciativa pioneira de responsabilidade social nas escolas.


Representando o prefeito, Geraldo Garcia, a secretária de Educação de Salto, Fernanda Barbutto, conduziu uma homenagem à escola Sagrada Família, que recebeu o título de Escola do Bem pelo quarto ano.


Além disso, como parte da proposta de apadrinhamento de uma instituição da rede pública para o desenvolvimento de ações integradas, as representantes da Escola Estadual Maria Tereza Guimarães de Ângelo – a diretora Tatiane Pereira Iamamoto e a coordenadora Erani Stutz.- também estiveram presentes e foram reconhecidas como uma Escola do Bem.


Como você pode ajudar


A Campanha do Lacre Solidário é realizada de maneira contínua. A cada vez que a meta de 140 garrafas pet repletas de lacres é atingida, a arrecadação recomeça, visando a conquista de outras cadeiras de rodas. Se você se interessou e quer ajudar nesta campanha, veja onde entregar os lacres:.


Escola Sagrada Familia Av. Pedro II, 804 - Centro - Salto (SP) - Fone: 11 4028-9616]


EE Maria Tereza Guimarães de Ângelo R. Pirassununga, 235 - Jardim Marilia, Salto (SP) - Fone 11 4029-2344


Sobre o Programa Escolas do Bem

Em seu quarto ano de atividade, o Programa Escolas do Bem, coordenado pelo Instituto Noa, já beneficiou cerca de 20 mil famílias em 16 cidades do estado de São Paulo, envolvendo 105 escolas públicas e privadas. A iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento dos adultos quanto aos cuidados para o desenvolvimento integral da criança entre 0 e 6 anos, além de aumentar o bem-estar das famílias em prol de uma sociedade melhor. Também atua no fortalecimento da gestão escolar, promovendo a capacitação dos educadores e dos gestores.


Devido à importância de se trabalhar com temas tão relevantes para o desenvolvimento social, o projeto vem expandindo sua atuação por outras cidades do Brasil. Mais informações no site www.escolasdobem.com.br.

bottom of page