top of page

Feira de Brinquedos e Dia do Brincar: escolas celebram de forma diferente o mês da criança

Adultos foram convidados a refletir sobre o consumismo em excesso, enquanto as crianças transformaram desapego em diversão


Aproveitando-se das comemorações pelo Dia das Crianças, as instituições de ensino certificadas pelo Programa Escolas do Bem realizaram diversas ações para envolver os pequenos ao longo do mês de outubro e início de novembro; algumas delas abertas à toda a comunidade.


Uma das ações principais foi a Feira de Trocas de Brinquedos, cujo principal objetivo foi o de conscientizar pais e crianças sobre os excessos do consumismo e mostrar que existem outras formas de brincar, focadas no apego e atenção.



Em Indaiatuba, o evento aconteceu na Praça da Liberdade, no dia 26 de outubro, e contou com o envolvimento da Creche Profa. Alice de Mattos Wolf e da Escola Kinderville, cuja diretora, Carolina Pereira, não escondeu o entusiasmo.


“O evento superou as nossas expectativas: mesmo pequenas, as crianças são bem-resolvidas sobre o que querem ou não, orientando suas escolhas unicamente pelo seu gosto pessoal, sem se apegar ao valor econômico. Essa autenticidade acaba sendo um exercício para muitos pais, que precisam controlar seus impulsos e parar de comparar valores”, analisa.


Por outro lado, a Feira de Brinquedos despertou muita curiosidade entre os frequentadores. "Foram comuns os apelos para que a iniciativa se repita. Mas, por enquanto, a previsão é de que a Feira de Brinquedos seja realizada uma vez por ano”, projeta Carolina.


Tamanho sucesso se deve, também, ao apoio da imprensa local, conforme faz questão de ressaltar Keyla Machado, da Creche Profa. Alice de Mattos Wolf. “Somos gratas aos diferentes veículos de comunicação, sejam impressos, online ou audiovisuais, que abraçaram nossa causa e ajudaram a potencializar o alcance da nossa iniciativa”, celebra.




Em Sorocaba, as escolas Aconchego dos Anjos e Colégio Expande se uniram ao movimento “Brinca Sorocaba”, coordenado pelo grupo Costurando Memórias, e proporcionaram, além da Feira de Trocas, uma manhã de muitas brincadeiras no Parque Chico Mendes. Entre elas, a Estação da Natureza agradou as famílias com atividades que estimularam todos os sentidos dos pequenos.






Ação interna

Se, em Indaiatuba e Sorocaba (SP), a Feira de Brinquedos foi uma ação aberta ao público, em São Paulo, a Escola Greenkids, situada na Vila Leopoldina, fez uma ação menor, voltada apenas aos alunos. O impacto, porém, foi igualmente positivo, conforme assegura a diretora, Maria Pizzi.


“Todos os alunos trouxeram brinquedos – alguns deles, mais de um item, inclusive. A euforia das crianças e a boa aceitação dos pais abre caminho para que possamos nos planejar e organizar uma Feira aberta a toda a comunidade”, empolga-se.





Dia repleto de brincadeiras

Ainda como parte da celebração pelo Mês das Crianças, a diretora da Escola DreamKids, Eliza Botelho de Castro, decidiu proporcionar um dia diferente para as crianças matriculadas na instituição de ensino apadrinhada, a CEI Um Novo Sonho, que atende crianças de zero a três anos.


Na prática, a ideia foi aproximar a escola particular e a creche, proporcionando um dia especial, repleto de brincadeiras. Para que essa integração fosse possível, a Dreamkids providenciou toda a infraestrutura, conforme conta a diretora Eliza Botelho de Castro.

Ela explica que o ato de olhar para o próximo sempre permeou as atividades desenvolvidas com os alunos. “A DreamKids sempre teve ações com orfanatos e creches. Sempre ajudamos e envolvemos os pais e crianças para fazerem doações”, conta.


A adesão ao Programa Escolas do Bem, que convida instituições da rede particular a apadrinhar uma Escola Pública, fortaleceu em Eliza o desejo de promover a integração entre esses dois universos.


“Nada melhor que o Dia das Crianças para começar esta aproximação. Como a CEI não faz nada comemorativo tivemos que fazer no início de outubro. Foi uma tarde deliciosa! Crianças e as equipes juntos estreitando os laços”, comemora.


Para todos os que vivenciaram essa experiência incrível, ficou um gostinho de quero mais, como explica a diretora da CEI Um Novo Sonho, Danielle de Oliveira Dias. “As crianças ganharam a oportunidade de viver um dia diferente, interagindo com os brinquedos e fazendo novos amigos”.


No que depender das duas gestoras, esta ação é apenas o início de uma duradoura parceria: os alunos da Dreamkids já estão envolvidos em uma campanha de arrecadação de brinquedos e livros para a CEI.





Para conhecer outros projetos realizados pelas Escolas do Bem ou saber como se associar a esse programa, visite o nosso site.


Sobre o Programa Escolas do Bem

Em seu quarto ano de atividade, o Programa Escolas do Bem já beneficiou cerca de 20 mil famílias em 16 cidades do estado de São Paulo, envolvendo 105 escolas públicas e privadas. A iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento dos adultos quanto aos cuidados para o desenvolvimento integral da criança entre 0 e 6 anos, além de aumentar o bem-estar das famílias em prol de uma sociedade melhor. Também atua no fortalecimento da gestão escolar, promovendo a capacitação dos educadores e dos gestores.


Devido à importância de se trabalhar com temas tão relevantes para o desenvolvimento social, o projeto vem expandindo sua atuação por outras cidades do Brasil. Mais informações no site www.escolasdobem.com.br.

bottom of page