top of page

Semana Mundial do Brincar terá série de encontros online com especialistas



A Semana Mundial do Brincar 2020 já começou! Mas, neste ano, essa mobilização, que busca refletir e promover a importância do brincar livre na infância, está um pouco diferente.


Por conta do distanciamento social pela pandemia do Coronavírus, os encontros e atividades coletivas saem de cena para dar lugar às brincadeiras feitas em casa.


Para inspirar os pais e responsáveis, uma série de lives será realizada entre hoje (26) e sábado (31). A ação faz parte do movimento “SP Capital do Brincar”, coordenado pelo Instituto Noa.





A primeira live da Semana Mundial do Brincar terá como tema o "Brincar em Família" (dia 26). A psicóloga e educadora Bianca Solléro, que é membro do movimento SP Capital do Brincar convida as educadoras Malu Reis e Carol Luvizoto para um bate-papo bem descontraído, com dicas para brincar dentro de casa.


De maneira geral, a ideia é que as brincadeiras tenham como ponto de partida materiais e objetos que todo mundo tem em casa. Um lençol, folhas de árvores ou garrafas pet podem ser ressignificados com muita imaginação e criatividade.


No restante da semana, será abordada a importância do Brincar como um Alicerce da Vida Humana (dia 27). Outros temas que estarão no centro dos encontros virtuais são a relação entre Brincar, Natureza e Consumo (dia 29), além da sugestiva premissa Brinco, Logo Existo (dia 28) e do Brincar que Cura (dia 30).


As transmissões acontecem pelo Facebook, nos perfis SP Brincar e Instituto OMP. Veja a programação completa acima.



Sobre a Semana Mundial do Brincar


A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância.


Com o tema O Brincar entre o Céu e a Terra, a edição 2020 troca os eventos e atividades coletivas pelas brincadeiras em casa. A iniciativa é fruto de uma parceria com diversas organizações, como o Instituto Noa, que mantém o Programa Escolas do Bem.


Diversas instituições associadas ao projeto “Escolas do Bem” já confirmaram participação. Ao longo da semana, elas postarão diversos conteúdos em suas redes sociais para estimular os pais a aderirem a essa ideia. Quem participar, está convidado a usar a hashtag #smbescolasdobem

bottom of page