TIRINHAS DO BRINCAR: Conheça a ação das Escolas do Bem na Semana Mundial do Brincar





Cartazes com tirinhas que trazem brincadeiras tradicionais foram espalhados em seis cidades, para mobilizar e sensibilizar as famílias sobre a importância do brincar


As diversas instituições associadas ao Programa Escolas do Bem convidam a população para participar da Semana Mundial do Brincar, que se estende até o próximo dia 30 de maio. Para isso, elas desenvolveram uma ação diferenciada, cuja base são brincadeiras simples que podem ser feitas por toda a família: as tirinhas do brincar.


Fundadora do Instituto Noa – entidade que coordena o Programa Escolas do Bem – a jornalista Lucy de Miguel conta que a ideia foi inspirada nos antigos lambe-lambe, cartazes que eram colados na cidade. “Vamos espalhar cartazes com 10 brincadeiras, em forma de tirinhas, por alguns pontos das cidades e também disseminar pelo whatsapp. A ideia é que as pessoas peguem uma das tirinhas e façam a brincadeira proposta. Vale para quem tem criança em casa ou não, afinal o brincar é para todos ”, entusiasma-se.


Em tempos onde a internet foi definitivamente incorporada ao cotidiano das pessoas, todo mundo que topar entrar na brincadeira também está convidado a fazer um registro do momento, utilizando a hashtag #TirinhasdoBrincar, nas redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook.



Fazer o bem contagia


Alinhados ao propósito de que fazer o bem contagia, a ação será colocada em prática pelas instituições certificadas pelo Programa Escolas do Bem em São Paulo, Caieiras, Jundiaí, Rio de Janeiro, além das cidades mineiras de Itabira e Pouso Alegre.


Mas, como o grande diferencial desse projeto é espalhar boas sementes, que dêem frutos do portão para fora das escolas, todas as instituições que quiserem também estão convidadas a colocar a ideia em prática, ainda que não façam parte do programa.


“A nossa missão é estimular o desenvolvimento integral da criança, especialmente durante a Primeira Infância, período que vai de zero a seis anos. Mas, ao mesmo tempo, a escola não deve se isolar. Todos precisamos entender a realidade da comunidade e agir para melhorá-la”, pontua Lucy.


Para conhecer outros projetos realizados pelas Escolas do Bem ou saber como se associar a esse programa, visite o site: www.escolasdobem.com.br.






·

Sobre a Semana Mundial do Brincar

Iniciativa da Aliança pela Infância em parceria com diversas organizações, a Semana Mundial do Brincar promove, anualmente, uma série de diferentes atividades que visam sensibilizar os adultos sobre a importância de pensar, refletir e promover o brincar livre.


Atravessando uma pandemia pelo segundo ano consecutivo, todas as ações foram, mais uma vez, cuidadosamente planejadas para se adequar à nova realidade. Encontros públicos em praças deram lugar a sugestões de brincadeiras criativas, que pudessem envolver e divertir toda a família.




Baixe as tirinhas do brincar


Quer participar desta ação, fazendo as brincadeiras em casa ou espalhando por aí essa ideia? Baixe aqui os cartazes, de acordo com sua cidade:

São Paulo - SP Jundiaí - SP Caieiras - SP Indaiatuba - SP Rio de Janeiro - RJ Itabira - MG Pouso Alegre - MG Vale para qualquer cidade